Agenda Musical – 13/10/2014

No dia 17/10, CEU Formosa recebe o grupo “Cantoria Animada”

Cantoria Animada 04

Cantando, dançando, tocando e escutando os pequeninos, a “Cantoria Animada” cria um ambiente lúdico e nostálgico ao explorar canções, sons de animais e de instrumentos e as deliciosas cirandas de rodas.
O grupo, que já atua há seis anos, é formado por músicos atuantes em diversos outros projetos. Com interpretações próprias para clássicos, como Alecrim Dourado, Sapo Cururu e Fui no Mercado, os artistas convidam as crianças e toda a família a interagir, a brincar e a se divertir.
Ficha Técnica:
Voz e Percussão: Mairah Rocha e Flávia Maia
Voz, Cavaquinho e Violão: Marcelo Dworecki
Voz e Violão: Cris Scabello

Local: CEU Formosa – 17/10 as 14h15
End.: Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10 – São Paulo – SP
Entrada franca

Dia 17/10 tem KVAR no Teatro Décio de Almeida Prado

kvar

KVAR é o quarteto formado por Vinícius Gomes (guitarra), Fábio Leandro (piano), Igor Pimenta (contrabaixo) e Guilherme Marques (bateria), que se encontraram tocando na noite paulistana e descobriram afinidades estéticas e musicais. A reunião entre os músicos resulta em uma música recheada de influências que transitam pelas referências da música popular brasileira, além de expoentes nomes do jazz americano. KVAR sobe ao palco do projeto Música para Todos para apresentar seu jazz brasileiro em uma apresentação única e singular.

Programação integrante do Projeto Música Para Todos – Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, realização Coletivos T.D.V e Cooperativa de Música .

Local: Teatro Décio de Almeida Prado – 17/10 as 21h
Rua Cojuba, 45-B – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Entrada franca

Grupo Folias e Folguedos apresenta “Criança da Terra” dias 18 e 19/10 em São Bernardo do Campo

8147b84ba61e3f29ae16dcbf9c71231f836

O “Folias e Folguedos” é um grupo que tem como objetivo difundir a cultura popular brasileira levando a público espetáculos cênicos e musicais das manifestações da cultura tradicional: Festividades, folguedos, brincadeiras, músicas e danças brasileiras.
O espetáculo “Criança da Terra” é um musical interativo que visa transmitir a rica vivência da cultura tradicional brasileira para o público infantil. Concebido pelo artista e arte-educador Inimar dos Reis, “Criança da Terra” proporciona por meio de músicas e danças, um espetáculo de qualidade lúdica e poética com intuito de sensibilizar, emocionar e divertir.
O Grupo conta com a participação de artistas convidados como os flautistas Walter Pinheiro e Daniel Allain, a atriz e dançarina Aline Damásio e o arte-educador, dançarino e brincante Fofão doFrevo, Pixú Flores, Fabio Atorino, Miranda (percussionista), Renato Ihu e a dançarina Vanusia Assis.

Local: Expresso Lazer – 18 e 19/10 as 15h30
Entrada franca

Dia 25/10 no SESC Santana, o Grupo Folias e Folguedos apresenta o espetáculo “O Brasil que canta e dança”

inimar-dos-reis

“O Brasil que Canta e Dança” é mais um dos espetáculos idealizados por Inimar dos Reis e mostra um repertório com foco nas manifestações da cultura popular. O grupo apresenta um show interativo com músicas e danças populares da tradição de vários estados brasileiros. Com Inimar dos Reis (voz), Joselito Macedo (sanfona), Leo Doktorczyk (violão), Fernando Gontijo e Cesar Azevedo (percussão e efeitos).

SESC Santana – Local: Deck do Jardim – 25/10 as 19h
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo (SP)
Entrada franca

Loop B segue com mais uma “Baladinha Muda” dia 18/10 no SESC Consolação

f7d6b222-5d64-49ae-954e-3d1396479794

No próximo final de semana, o músico Loop B faz mais uma apresentação da Baladinha Muda, a discotecagem para as crianças, na qual a música não é reproduzida por caixas de som, mas chega aos participantes através de fones de ouvido.
O repertório inclui músicas compostas especificamente para crianças, músicas folclóricas e clássicas infantis, músicas cantadas por crianças e músicas que não são necessariamente compostas para crianças, mas que podem agradá-las.

Local: SESC Consolação – Ginásio Verde – 18/10 a partir das 12h
End.: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo – SP
Entrada franca

Grupo Ôncalo segue suas apresentações homenageando Tim Maia nos dias 25 e 26/10

20121201 satyrianas giorgio banda bxa-53

Idealizado pelo Músico Éverson Bô, o Grupo Ôncalo começou sua trajetória na escola. Hoje, a banda de jovens músicos difunde o conceito de street band no país e no mundo. Com repertório instrumental que homenageia Tim Maia, ocupa espaços urbanos para praticar e mostrar sua arte de forma irreverente, encantando pessoas de todas as idades.
O grupo, que inova o conceito de fanfarra, abrilhanta a
programação artística do Centro Cultural da Penha e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Local: Centro Cultural da Penha – 25/10 as 11h
Local: Centro Formação Cultural Cidade Tiradentes – 26/10 as 11h

Publicado em AGENDA MUSICAL | Deixar um comentário

Agenda Musical – Especial do Dia das Crianças

Grupo Folias e Folguedos se apresenta no Dia das Crianças em São Bernardo do Campo

Neste dia 12/10, o grupo Folias e Folguedos comemora o Dia das Crianças em São Bernardo do Campo apresentando o espetáculo “Criança da Terra” – um musical interativo que visa transmitir a rica vivência da cultura tradicional brasileira para o público infantil.

Concebido pelo artista e arte-educador Inimar dos Reis, “Criança da Terra” proporciona por meio de músicas e danças, um espetáculo de qualidade lúdica e poética com intuito de sensibilizar, emocionar e divertir.

Parque Chácara Silvestre – dia 12/10 as 16h – Entrada franca

Av. Wallace Simonsen, 1800 – Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo – SP

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Agenda Musical – 07/10/2014

Dia 07/10, o contrabaixista Sizão Machado lança seu novo CD intitulado “Benção”, no Tom Jazz

O contrabaixista – criador de uma linguagem musical única, que vai muito além do universo de seu instrumento – traz o show de lançamento de seu novo CD, “Bênção”, um tributo a Moacir Santos, gravado com apoio do ProAC, e que com grande satisfação, teve a Cooperativa de Música como proponente.
No repertório, além de composições do Maestro, Sizão apresentará músicas inéditas de grandes instrumentistas como Nailor Proveta, Maurício Carrilho, Paulo Flores, Nenê, além de canções próprias, concebidas em homenagem ou sob forte influência da obra de Moacir Santos.
Formação da banda: Sizão Machado (contrabaixo acústico e elétrico), Josué dos Santos (saxofones e flauta), Joabe Reis (trombone), Carlos Ezequiel (bateria), Marinho Andreotti (contrabaixista), Ivan Decloedt (contrabaixista), Arthur Decloedt (contrabaixista) e Dudu Portes e Nenê (bateristas).

Local: Tom Jazz – 07/10 as 21h
End.:Avenida Angélica, 2.331
Higienópolis – São Paulo – SP
Ingressos: R$ 40,00

Grupo Ôncalo toca no Centro Cultural da Penha, no dia 11/10.

Idealizado pelo músico Éverson Bô, o Grupo Ôncalo começou sua trajetória na escola. Hoje, a banda de jovens músicos difunde o conceito de street band no país e no mundo. Com repertório instrumental que homenageia Tim Maia, ocupa espaços urbanos para praticar e mostrar sua arte de forma irreverente, encantando pessoas de todas as idades.
Nessa apresentação, o grupo executará um repertório que homenageia o grande músico brasileiro Tim Maia, e traz de forma inovadora e irreverente a música instrumental, relembrando os velhos e bons sucessos que todo mundo já conhece!
O grupo da Zona Leste se reúne para treinar num lugar chamado afetuosamente de “caverna” que deu nome ao grupo, já que Onkalo, significa caverna em finlandês. Formado por ex-alunos da rede municipal de ensino, o Grupo Ôncalo substituiu a fanfarra pelo jazz, soul, R&B, pop, traditional brass e MPB e toca em diversos espaços de São Paulo levando música de qualidade gratuitamente para todos.

Local: Centro Cultural da Penha – 11/10 as 11h
End.: Largo do Rosário, 20 – Penha – São Paulo – SP
Entrada franca

Loop B segue com a discotecagem infantil “Baladinha Muda” dia 11/10, no SESC Consolação

O músico Loop B conduz nesse mês de outubro, a “Baladinha Muda”, uma discotecagem para as crianças na qual a música não é reproduzida por caixas de som, mas chega aos participantes através de fones de ouvido.
O repertório inclui músicas compostas especificamente para crianças, músicas folclóricas e clássicas infantis, músicas cantadas por crianças e músicas que não são necessariamente compostas para crianças, mas que podem agradá-las.
A discotecagem Baladinha Muda seguirá firme todos os sábados durante o mês da criança!

Local: SESC Consolação – Ginásio Verde – dia 11/10 a partir das 12h
End.: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo – SP
Entrada franca

Publicado em AGENDA MUSICAL | Deixar um comentário

Agenda Musical 24/09/2014

 

Big Band da Santa toca no Teatro Décio de Almeida Prado dia 24/09

A banda iniciou suas atividades em março de 2001 sob a coordenação do maestro Paulo Tiné com diversos intuitos. Entre eles, o de formar um repertório de arranjos “clássicos” como os de Sammy Nestico, Thad Jones e Gil Evans e, ao mesmo tempo, incorporar arranjos mais contemporâneos de músicos como Moacir Santos e Maria Schneider. Além disso, a Big Band realiza peças escritas exclusivamente para o grupo por professores, alunos e convidados.

Teatro Décio de Almeida Prado dia 24/09 as 21h
Rua Cojuba, 458 – Itaim Bibi – São Paulo
Entrada franca – retirar ingresso no local, com no mínimo 1h de antecedência.

Quatro a Zero se apresenta no dia 26/09, em Campinas

De seu surgimento em 2001 aos dias atuais, o Quatro a Zero vem delineando uma rica trajetória de amadurecimento e colhendo crescente repercussão. Apresentou-se mais de uma centena de vezes em mais de 50 cidades brasileiras – de Porto Alegre-RS a Boa Vista-RR. Conquistou, em 2004, o 2º lugar no 7º Prêmio VISA de Música Brasileira e lançou no ano seguinte seu primeiro CD, Choro Elétrico. Em 2006 o grupo passou por uma fase de imersão na música de Radamés Gnattali que resultou num espetáculo em homenagem ao centenário de nascimento do maestro, com as participações de Toninho Ferragutti e Rafael do Santos. No mesmo ano participou de projetos culturais importantes como o Pixinguinha, excursionando pela região norte e o Circuito Instrumental Universitário, apresentando-se por todo o país ao lado do bandolinista Joel Nascimento. Em seguida envolveu-se numa profunda pesquisa a respeito do choro do interior do estado de São Paulo – “Memórias do Choro Paulista” – que resultou em seu segundo CD, Porta Aberta (2008). Com este projeto, o grupo circulou com oficinas e espetáculos por todo o interior do estado. Em 2009 o grupo passou por um momento difícil com o falecimento de um de seus fundadores, o baterista e percussionista Lucas da Rosa. Com o ingresso do baterista Lucas Casácio e o apoio de muitos amigos, o grupo atravessou um período de reconstrução que resultou no elogiado CD Alegria, lançado em 2011 com apresentações na Sala FUNARTE-SP, nos SESCs Campinas e Vila Mariana/SP e em SESIs do interior do Estado.
A ‘Seresta na Praça’ é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em toda última sexta-feira do mês. As apresentações são ao ar livre, gratuitas para o público, que pode se acomodar nas mesinhas e cadeiras instaladas no local.

Local: Coreto da Praça Carlos Gomes – Av. Anchieta c/ Rua General Osório – Centro – Campinas – 29 de agosto – Horário: a partir das 20h
Entrada franca

Trio Opus 12 toca dia 26/09 em Guaratinguetá

O Trio Opus 12 de violões encerra o Festival Dilermando Reis em Guaratinguetá executando obras Paulo Belinatti, Sergio Assad, Marco Pereira e Paulo Porto Alegre.
O Trio, criado em 1.977 e que consagrou-se como um dos mais importantes agrupamentos violonísticos da atualidade, está atualmente em sua 7ª formação e conta coma presença de importantes violonistas do cenário musical contemporâneo: Paulo Porto Alegre seu fundador, Daniel Murray e Chrystian Dozza.
O programa traz obras de cunho nacional (maracatu, samba, choro, baião) influenciadas pela estética da música erudita e do jazz.

O resultado desta confluência de estilos é uma música fortemente rítmica, de harmonia arrojada e escrita originalmente para esta formação.

Espaço Vivarte – 26/09, às 21h
Endereço: Rua Guaranis, 121 – Pedregulho – Guaratinguetá/SP
Entrada franca – Informações: 12-3122-4058

Dia 27/09 tem “Rodas de Histórias para Pais e filhos” no SESC Itaquera com o Grupo Girasonhos

O Grupo Girasonhos, já montou cerca de 40 espetáculos e realizou mais de 2.000 apresentações, e sempre primou por trabalhar em parceria com outros artistas comprometidos com a tradição oral brasileira, como: Valdeck de Garanhuns, João Acaiabe, Companhia Bonecos Urbanos, Magda Crudelli, Associação Cultural Cachuera!, entre outros.
Atualmente, o Grupo é formado pela contadora de histórias Paula Dugaich e pelos músicos Léo Doktorczyk e Fernando Boi.

Esta oficina propõe trabalhar a criatividade das crianças de forma lúdica e divertida e os pais também podem participar e ajudar no processo criativo, e com isso, todos se sentem muito satisfeitos ao perceberem que estão criando uma nova história a partir de suas ideias.

Local: SESC Itaquera – dia 27/09 as 14h na sede social
End.: Av. Fernando Espirito santo Alves de Matos, 1000 – Itaquera – São Paulo – SP

“Aquarela Nordestina” faz show em São Caetano do Sul no dia 28/09

Formado por Afonsinho Menino (zabumba), Orikerê (voz e sanfona) e Caçula (voz e triângulo), o trio Tropeiros da Serra apresenta o show “Aquarela Nordestina”, trazendo ritmos e composições tradicionais e consagrados que simbolizam e cantam o sertão. No repertório muito forró pé-de-serra, forró de caixa, literatura de cordel, histórias pitorescas e homenagens a músicos vividos e revividos, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Amazan, Flávio José e Jorge de Altino.
“É um show para fazer rir, dançar, conhecer e divertir a platéia”, afirma Afonsinho Menino – responsável pelos efeitos percussivos da apresentação. Vale a pena conferir!

Dia 28/09, as 15h30
Local: Parque Chico Mendes
End.: Av. Fernando Simonsen, 566 – São Caetano do Sul – SP

Entrada franca

Publicado em Sem categoria | Com a tag | 1 comentário

Escuta! – 24/09/2014

Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros

A Bolsa de Fomento aos Artistas e Produtores Negros vai contemplar 45 projetos que promovam a reflexão, a pesquisa de linguagem e a criação nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro, preservação da memória e artes integradas. Com investimento total de R$ 4 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), a seleção vai distribuir as premiações em três módulos. Para o Módulo A, vão ser destinados 15 prêmios de R$ 150 mil; para o Módulo B, 12 prêmios de R$ 80 mil; e para o Módulo C, 18 prêmios de R$ 30 mil. Podem participar proponentes autodeclarados negros (pretos e pardos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).
O objetivo é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística. O edital foi publicado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Diário Oficial da União do dia 25 de agosto de 2014. As inscrições terminam no dia 10 de outubro e devem ser feitas somente pelos Correios.
Acesse aqui o edital.

“Alexandre Ribeiro Quarteto” e grupo “Cincado” mostram seus projetos contemplados no ProAC 2013 com apoio da Cooperativa de Música, na cidade de Registro-SP

A cidade de Registro prepara-se para um fim de semana de música da melhor qualidade. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro a Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo da Prefeitura realizará a primeira etapa do MUSICAR 2014 – Festival de Música de Registro. As apresentações gratuitas serão no Teatro Wilma Bertelli com repertórios que valorizam o gênero instrumental.
“Queremos proporcionar um encontro com a música instrumental brasileira, passando por ritmos como choro, baião, jazz e valsa, destacando as possibilidades sonoras de cada instrumento e o talento dos nossos músicos”, explica o Secretário de Cultura de Registro, Cristiano Martins Oliveira.
O Festival começa na sexta-feira, dia 26, com a apresentação de Alexandre Ribeiro Quarteto a partir das 20h. Além do clarinete como solista, o grupo é formado por violão de sete cordas, cavaquinho e percussão. Todos esses instrumentos estabelecem uma função não apenas de acompanhamento, mas também de diálogo entre si, buscando uma sonoridade única e peculiar. O repertório inclui composições próprias de Alexandre Ribeiro e de Gian Correa, atualizações de interpretações de A Galope (Altamiro Carrilho) e Quando Me Lembro (Luperce Miranda), sem falar da inesperada Spain de Chick Corea tocada por pandeiro, violão de sete cordas, bandolim e clarinete.
No sábado, o MUSICAR contará com apresentações da Orquestra Municipal de Peruíbe, às 19h, e da Banda Municipal de Registro, às 21h. Com 30 integrantes, a Banda de Registro trará um repertório bastante eclético, de Dominguinhos a Michael Jackson, passando por Tim Maia, Vadico e Noel Rosa (Feitiço da Vila) e James Swearingen.

O encerramento do Festival terá o Grupo Cincado, no domingo às 20h. Formado em 2003, o Grupo Cincado foi criado com o intuito de trabalhar composições e arranjos próprios, dentro de uma linguagem musical influenciada pela Música Universal e o jazz moderno. Em 2007 o Grupo participou do Metso Cultural, em Sorocaba, onde passaram grandes nomes como: João Bosco, Leny Andrade, Quarteto Maogani, Egberto Gismonti. Em 2008, teve a honra de acompanhar o grande bandolinista Hamilton de Holanda no Festival ZF Encontros Musicais. E em 2009, foi finalista com a música “Vila Amélia” no Festival Instrumental de Guarulhos, competindo com grandes nomes como Yamandú Costa, Zé Paulo Becker e outros.
O Festival ainda voltará a acontecer em outubro, nos dias 17, 18, 19 e 25, com outros grupos musicais. Realizado pela Secretaria de Cultura de Registro, o MUSICAR 2014 conta com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural) e Circuito Cultural Paulista. Para maiores informações, acesse o site: www.guiaregistro.com .

PROGRAMAÇÃO
26/09 (sexta)
20h – Alexandre Ribeiro Quarteto

27/09 (sábado)
19h – Orquestra Municipal de Peruíbe
21h – Banda Municipal de Registro

28/09 (domingo)
20h – Grupo Cincado

Cultura Viva é destaque em encontro na Bulgária

O Programa Cultura Viva será um dos destaques da 1ª Cúpula Global de Redes e Centros de Arte Comunitária, que teve início hoje, (quarta-feira, 24/09) e se encerra em 27 de setembro, em Veliko Tarnovo, na Bulgária. Mais de 50 países, de todos os cinco continentes, participam do evento, que tem a proposta de discutir o papel das artes e da criatividade no desenvolvimento comunitário sustentável. Um dos assuntos a ser abordado é a influência das políticas públicas de cultura no bem-estar da população.
O Programa Cultura Viva, que recentemente foi transformado em política de Estado, e sua Rede de Pontos de Cultura recebeu lugar de destaque na conferência em função do interesse que tem despertado na comunidade internacional, que o considera como exemplo pioneiro de políticas públicas na área da Cultura Comunitária.
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, será a responsável por apresentar a experiência brasileira com os Pontos de Cultura na palestra de abertura do encontro. Ela viaja acompanhada da assessora de Assuntos Internacionais da SCDC/MinC, Giselle Dupin, e do ator e diretor teatral Alexandre Santini, representante dos Pontos de Cultura, que irá ministrar workshop sobre a experiência da sociedade civil brasileira.
Entre os propósitos da realização da 1ª Cúpula Global de Redes e Centros de Arte Comunitária está o de contribuir para a elaboração de novas perspectivas de atuação das redes comunitárias e dos centros culturais para que desempenhem um papel de mediadores entre as demandas da sociedade e as políticas públicas no setor.
O encontro é promovido pelo Conselho Internacional para Centros Culturais (I3C), organização internacional que reúne centros culturais comunitários de todo o mundo. Foi fundado na Bulgária em 2008. O Brasil faz parte dessa rede desde 2010, por meio do Ponto de Cultura “Engenho da Farinha”, de Florianópolis (SC).

Cooperada Cecília Valentim ministra a oficina “Viver o canto”, no SESC Pompéia

O propósito dessa oficina é estabelecer por meio da Arte do Canto a comunicação, a troca e a integração entre experiências de vida e sua diversidade, bem como a apropriação dos recursos criativos e das potencialidades expressivas individuais e coletivas de forma efetiva e inovadora. Aqui, o cantar torna-se um caminho para a consciência e desenvolvimento vocal e para a expressão pessoal, dissolvendo estruturas enrijecidas, possibilitando restaurar a espontaneidade, a alegria, a criatividade, a qualidade de comunicação de cada participante, enriquecer e ampliar o universo de conhecimento interno pessoal e constelar novos parâmetros de bem-estar, que repercutirão na saúde corporal, mental e emocional e na maneira de ser e agir nas relações interpessoais. No âmbito coletivo, ao cantarmos em conjunto, elaboramos novos caminhos para estabelecer vínculos, partilhar experiências, criar espaços para constituir uma afinação coletiva e gerar uma harmonia integrada e interativa entre todos os participantes, fortalecendo o senso de comunidade.
Viver o Canto utiliza como fio condutor a abordagem da Arte do Ser Cantante, criada por Cecília Valentim. Essencialmente vivencial, trabalha a consciência e o desenvolvimento vocal em sua totalidade, por cinco dimensões que ocorrem simultaneamente: corporal, emocional, psíquica, musical e poética.
Ao final do processo, as canções se entrelaçarão no desenvolvimento de uma apresentação que será oferecida para pessoas convidadas pelos participantes da oficina. A apresentação busca expor participante e grupo diante de um contexto que possibilite o diálogo e o reconhecimento construtivo do trabalho realizado. Alí será possível o compartilhamento do resultado artístico e a percepção de cada um como artista que cria e vive a experiência artística no momento em que é gerada, pois a música e em especial o canto conferem à experiência artística a qualidade de um fazer co-criativo que acontece no instante, proporcionando uma nova experiência a cada vez que é realizada.

Cecília Valentim, CBT., é Cantante, psicoterapeuta e educadora vocal. Graduada em Música/Canto, foi aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Especializou-se em Música Antiga na Inglaterra, com Emma Kirkby e Evelyn Tubb e na Espanha com Jordi Savall e Montserrat Figueiras. Formou-se em Healing Voice e Overtone Chanting na Inglaterra, com Jill Purce. É formada em diferentes linhas da Psicoterapia Corporal, Transpessoal e Energética como Análise Bioenergética, Biossíntese, Biopsicologia e Terapia Iniciática. Estudiosa dos rumos da Nova Física, da Neurociência e Espiritualidade, Cecília é pioneira no Brasil e inovadora na integração entre as Artes do Canto e da cura como caminho de transformação pessoal e expressão. Criou a abordagem A Arte do Ser Cantante e, com ela, desenvolve atividades em seu próprio espaço, instituições e empresas, tanto individualmente como em grupos. Há mais de 20 anos vem aprimorando e levando seu trabalho como artista, psicoterapeuta e educadora a diferentes lugares do Brasil e exterior.
Para saber mais sobre Cecília Valentim, acesse o site www.ceciliavalentim.com.br

Contato: 11-3873-1608 – emails: ceciliavalentim@terra.com.br/artedosercantante@gmail.com

Local: Os encontros serão realizados no SESC Pompéia
As inscrições devem ser feitas até dia 27/09 diretamente no local do evento.
Maiores informações sobre o curso no tel.: 11-3871-7700

Publicado em Comunicado, INFORMATIVOS, Sem categoria | Com a tag | Deixar um comentário

Música para Todos – Programação de setembro de 2014

Projeto Música Para Todos é uma realização dos #ColetivosTDV, artistas e articuladores culturais contemplados com o Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012. Shows Gratuitos – Retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

A programação de setembro do Música para Todos vem com tudo:
Os Coletivos TDV (Kolombolo Diá Piratininga, Movimento Elefantes, Comboio de Cordas, a Cooperativa de Música e a Associação Raso da Catarina convidam todos, público e artistas a fazerem parte dessa realização.

Todas as apresentações são gratuitas e é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência. Acompanhe também, em tempo real, pelo site: www.teatrodavila.org.br

Em Setembro tem: Carol, Chico Saraiva, Violas e Repentes, Marquinhos Jaca, Rafael Emílio, SP Jazz Big Band, Daniel Grajew, Vozes Bugras, Projeto Coisa Fina, Sidney Teixeira, Oswaldo Bosbah, Grupo Palimpsesto, Big Band da Santa.

Apresentações no Teatro Décio de Almeida Prado.

Publicado em ARTIGOS, Comunicado, Projeto Musica Para Todos 2011 | Deixar um comentário

OFICINAS “MÚSICA PARA TODOS”

O Projeto Música Para Todos é uma realização dos Coletivos T.D.V, artistas e articuladores culturais contemplados com o Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012. Atendendo aos
interesses de formação de público e artistas para os estilos musicais praticados pelos coletivos, serão realizadas seis oficinas que promovem a reflexão entre música e outras disciplinas, como: matemática; história e filosofia. Tendo a música como fio condutor desses encontros, os coletivos Movimentos Elefantes; Kolombolo Diá Piratininga; Comboio de Cordas e Associação Raso da Catarina, com a parceria da Cooperativa de Música de São Paulo, realizam seis encontros nas cinco regiões da cidade através das Bibliotecas Municipais de São Paulo.

Violão – entre a História e a Matemática

Com os músicos Muari Vieira e Leonardo Costa do Coletivo de violonistas Comboio de Cordas. Neste encontro os músicos permeiam a história mundial e a os conhecimentos da matemática através da história do violão. Mostrando o desenvolvimento do instrumento desde o monocórdio de Pitágoras e suas descobertas no campo da música (ele também era músico além de matemático) até o Oud árabe e o violão atual, demonstrando o seu uso na música de vários países e como os diferentes sotaques culturais são explicitados através deste instrumento tão popular.

Não há limite de participantes. Livre
12 de agosto (ter), 16h – BP Mário Schenberg

Passeios pela história da música mundial

Com os músicos Muari Vieira e Leonardo Costa do Coletivo de
violonistas Comboio de Cordas. Munidos de um equipamento de som, farão uma audição com uma série de músicas de vários estilos, estimulando os ouvintes a identificar elementos
presentes em cada música. Identificando a melodia, o acompanhamento e o ritmo. O encontro também pretende apresentar músicas desde o canto gregoriano, até a música clássica contemporânea, a música árabe, indiana, o choro, o rock n’roll. promovendo um passeio pela história da música mundial educando os ouvidos a detectarem seus elementos em comum e os que são característicos daquela composição especificamente.

Não há limite de participantes. Livre – 30 de agosto (sáb), 10h – BP Álvares de Azevedo

Samba e Filosofia

Com Renato Dias, músico, produtor cultural e fundador do GrêmioRecreativo de Resistência Cultural Kolombolo diá Piratininga. Trabalho de reflexão filosófica, tendo como ponto de partida o elo entre o mundo da filosofia universal e as obras de compositores da velha guarda do samba paulista. Temas: Moral e Ética – Friedrich Nietzsche e Paulo Vanzolini; Pessimismo – Franz Kafka e Toniquinho Batuqueiro; Lutas de Classes – Karl Marx e Adoniran Barbosa; Etnografia – Malcolm X e Geraldo Filme.

15 de agosto (sex), 15h – BP Raimundo de Menezes

História do Samba Paulista – Encantamento Geográfico – Do Samba Rural ao Urbano

Com Renato Dias, músico, produtor cultural e fundador do G.R.R.C. Kolombolo diá Piratininga. Neste trabalho abordaremos a formação genética do samba paulista, passando por valores étnicos, ancestralidade e a influência rural no samba urbano. Temas: Formação Genética – Matriz Africana e a contribuição indígena e Resistêncai – Quilombos Urbanos – Griôs

14 de agosto (qui), 19h30 – BP Belmonte

Pixinguinha e as Big Bands no Brasil - 

Com o Maestro Paulo Tiné – A palestra ou aula pública apresenta com imagens e exemplos musicais a passagem das orquestras típicas para as jazz-bands e Big Bands no Brasil tendo como principal personagem o músico Pixinguinha. O programa de rádio “O Pessoal da Velha Guarda”, apresentado entre o final da década de 1940 e início da década de 1950 pelo radialista Almirante, além de demonstrar as particularidades musicais dos arranjos do mestre, apontam para essa lenta passagem do formato jazz-band/orquestra típica para Big Band.

22 de agosto (qui), 14h – BP Vicente Paulo Guimarães

Arquitetura Musical

Com Rui Barossi – A oficina pretende apresentar aos espectadores um breve insight a respeito de algumas formas usadas na música popular ocidental. Pequenos conhecimentos de como a música popular é estruturada – suas divisões de partes, recorrências, chorus de improvisação, etc – podem tornar a fruição do espectador muito mais plena, complexa e portanto, interessante.

30 de agosto (sáb), 14h – BP Cassiano Ricardo

Coletivo de violonistas Comboio de Cordas:

http://comboiodecordas.pilarcultural.org/

Publicado em INFORMATIVOS, Projeto Musica Para Todos 2011, Sem categoria | Deixar um comentário

SECRETARIA ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROAC

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo anunciou na segunda (14) editais para gravação de CD e circulação de shows direcionados a músicos independentes através do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Os editais para produzir um disco inédito são divididos nos estilos erudito, instrumental e de canção, totalizando R$ 2,8 milhões. Os incentivos também podem ser usados para a circulação de shows pelo Estado de São Paulo.

GRAVAÇÃO DE DISCO INÉDITO E CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE CANÇÃO :15 projetos com prêmio de R$ 80.000,00 cada - Valor total: R$ 1.200.000,00.

GRAVAÇÃO DE DISCO INÉDITO E CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE MÚSICA POPULAR INSTRUMENTAL: 15 projetos com prêmio de R$ 80.000,00 cada - Valor total: R$ 1.200.000,00.

GRAVAÇÃO DE DISCO INÉDITO E CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE MÚSICA ERUDITA: 05 projetos com prêmio de R$ 80.000,00 cada - Valor total: R$ 400.000,00

O cooperado que quiser efetuar sua inscrição utilizando a Cooperativa de Música como proponente, deverá enviar um e-mail para o Núcleo de Produção - producao@cooperativademusica.com.br -  informando seu nome e a intenção de se inscrever. Em seguida receberá orientações de como proceder, login e senha para acessar a plataforma ProAC e os documentos necessários.

* O cooperado poderá inscrever até dois projetos.

Saiba mais acessando o Edital: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.426e45d805808ce06dd32b43a8638ca0/?vgnextoid=29378ac36e651410VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextchannel=29378ac36e651410VgnVCM1000008936c80aRCRD

 

 

 

Publicado em INFORMATIVOS | Com a tag , | Deixar um comentário

SÁBADO, 26/JUL, TEM GRUPO BICHO DE PÉ EM LOUVEIRA

O grupo, que se apresenta na ‘Festa das Tradições Nordestinas 2014′, 26/jul, às 16h, compõe e toca música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. Em 16 anos de carreira, produziu 4 CDS, 2 DVDs, 1 documentário. Este último DVD /CD, é inteiramente dedicado à Luiz Gonzaga, o rei do baião.

O CD “A Vida Vai”, lançado em 2012 pelo Grupo Arlequim, conta com a participação de grandes músicos do cenário Brasileiro como Elba Ramalho, Gabriel Grossi, Caito Marcondes, Marco Bertaglia e Alexandre Ribeiro.

O DVD “Bicho de Pé 10 anos”, foi gravado em Brasília em 2009, e contou com a participação de Chico César e músicos do clube do choro.

No CD “Que Seja”, além das músicas autorais, o grupo criou arranjos inovadores para composições de Lenine, Raul Seixas e Luiz Gonzaga. Ainda neste álbum, gravaram uma embolada em parceria com Cajú & Castanha e um baião com a participação de Dominguinhos.

O primeiro CD “Com o Pé nas Nuvens” bateu a marca de 200 mil cópias vendidas e lançou a música “Nosso Xote”, sendo em 2001, uma das músicas mais tocadas nas rádios e televisões do Brasil.

A banda já fez 1 turnê pelos Estados Unidos e 4 turnês pela Europa. Já divulgaram seu trabalho na Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, Portugal, França, Itália, Finlândia, Rússia, Espanha, Áustria e Inglaterra.

Em 2004 gravaram um comercial de veiculação internacional protagonizado por Pelé e a música “No Escurinho”, também de autoria da vocalista, foi usada como trilha sonora deste comercial.

O grupo faz shows em todo o Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Salvador.

Na televisão, participaram dos programas: Bem Brasil, Ensaio, Sr. Brasil, Mosaico (Homenagem a Luiz Gonzaga), Metrópoles, Hebe, Raul Gil, Programa Livre, e SUPERSTAR, exibido pela rede Globo.

Há mais de 7 anos, conduzem semanalmente uma noite dançante no Canto da Ema, tradicional casa voltada à cultura nordestina, com lotação sempre esgotada.

Mais informações: www.bichodepe.com.br

Publicado em Agenda 12-17/jul/2014, AGENDA MUSICAL, Gallery | Com a tag , , , | Deixar um comentário

PEIXELÉTRICO FAZ SHOW HOJE, 12/07 ÀS 22H30, NA PRAÇA GUAIUBÊ, EM GUARUJÁ

O Grupo Musical Peixelétrico surgiu em janeiro de 1999 no Guarujá, resultado do encontro informal de amigos músicos e surfistas na Prainha Branca, Guarujá. Em setembro do mesmo a Banda subiu a serra para tocar em diversas casas noturnas de São Paulo, firmando contrato com o ‘Projeto Equilíbrio’, casa de pinheiros com capacidade para 1000 pessoas, mantendo a casa lotada em todas as sextas-feiras, durante 18 meses. Com um a sonoridade diferente, misturando Forró Pé-de-Serra com MPB e Reggae, a Banda conquistou a simpatia de uma legião de fãs rapidamente.

Em 2001 lançou seu primeiro CD pela Gravadora Abril Music, alcançando a vendagem de 70 mil cópias e se firmando como uma das Bandas mais importantes do movimento intitulado ‘Forró Universitário’, juntamente com o Falamansa, Rastapé e Bicho de Pé.

Com 14 anos de experiência o grupo já se apresentou em palcos importantes como o ‘Directv Music Hall’, Via Funchal, Virada Cultural Paulista e Virada Cultural da Cidade de São Paulo, SESC Pompéia, Interlagos, Itaquera, festas juninas de dezenas de Cidades e Clubes de diversos estados do País, além de programas de TV como o ‘Programa do Jô’, ‘Super Pop’, ‘Programa do Gugu’, ‘MTV na praia’, ‘Programa da Ione’ e gravou duas vezes o programa musical ‘Bem Brasil’ (TV Cultura).

Nos Shows a Banda apresenta músicas de seus três CDs e versões de compositores consagrados, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alceu Valença, Bob Marley, Jackson do Pandeiro e Sivuca, eletrizando o público com alto astral pra ninguém ficar parado, com uma sonoridade moderna que une o Forró Pé-de-Serra com pitadas de Reggae, MPB, Blues, Samba e etc.

Misturando o reggae com elementos do forró, os rapazes do Peixelétrico reinventam sonoridades. Buscando reproduzir um clima típico de luau à beira mar, o grupo produz material autoral, que destaca e integra temas como relacionamento amoroso e a natureza. ‘O estilo, a mistura de reggae e forró, surgiu naturalmente; na época em que criamos o grupo, o forró estava crescendo e havia essa interferência nos estilos’, comenta Ricardo Peixe, vocalista, violonista e compositor da banda.

Maiores informações: http://www.peixeletrico.com.br/index_master.htm

Publicado em Agenda 12-17/jul/2014, AGENDA MUSICAL, Gallery | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário