Nota de falecimento da Cooperativa de Música: Mauro Dias

A Cooperativa de Música, com profundo pesar, vem manifestar saudosa homenagem ao grande amigo da música brasileira por conta de seu falecimento: o jornalista Mauro Dias.

Mauro, jornalista que como poucos, conhecia todas as cenas musicais deste país, jamais refutou a descrever sobre todas e quaisquer vertentes musicais Brasil adentro.

Que o nome e o trabalho desse grande profissional, sirvam sempre de referência a todos nós que trabalhamos com a música, sobretudo para aqueles que lidam com ela jornalisticamente.

Obrigado, Mauro Dias, por seus quase 40 anos de profissionalismo dedicados a música !
Nós todos e a música brasileira, lhe devemos muito !!16032112

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Sai calendário da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Responsável por analisar e dar parecer final sobre aprovação de projetos culturais que se candidatam à captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) realizará 11 reuniões ordinárias em 2016. Com a 241ª edição marcada para acontecer de 26 a 28 de janeiro, em Brasília, a agenda mensal mais uma vez vai se revezar entre a capital federal e encontros itinerantes em cidades de diferentes regiões do país.
A CNIC, órgão colegiado de assessoramento integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC), é formada por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público, oriundos das cinco regiões brasileiras, representando as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional. A escolha dos integrantes é feita a partir de indicações de entidades representativas e habilitadas por meio de edital público. A composição tem vigência de dois anos, e os 21 integrantes do grupo atual, com mandato do biênio de 2015-2016, iniciam agora o segundo ano de trabalho voluntário.
Desde 2011, as reuniões da CNIC acontecem também fora de Brasília, promovendo, em paralelo, atividades com a comunidade cultural das localidades, a exemplo do “Fórum de Incentivo à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura”, englobando palestras, debates e oficinas de capacitação. Nas itinerâncias, além de analisar projetos, os componentes da CNIC ainda visitam projetos incentivados, de forma a interagir e conhecer mais de perto o que está sendo avaliado e fornecer subsídios para futuras análises de projetos similares que possam ser apresentados. Até o fim de 2015, a CNIC já percorreu 23 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Calendário CNIC 2016

Reunião

Mês

Dias

Local

241ª

Janeiro

26 a 28

Brasília

242ª

Março

8 a 10

1ª itinerância

243ª

Abril

5, 6 e 7

Brasília

244

Maio

10 a 12

2ª itinerância

245

Junho

7 a 9

Brasília

246ª

Julho

5 a 7

3ª itinerância

247ª

Agosto

2 a 4

Brasília

248ª

Setembro

30 e 31/8 e 1º set

4ª itinerância

249ª

Outubro

4 a 6

Brasília

250ª

Novembro

8 a 10

5ª itinerância

251ª

Dezembro

6 a 8

Brasília

 

Publicado em INFORMATIVOS | Deixar um comentário

Oi Futuro abre inscrições para projetos culturais

oi e oi futuro(1)

A Arte não para.
Em todo o Brasil, independentemente do contexto econômico ou político, as pessoas continuam criando arte, consumindo arte e cultura, se reunindo, no mundo real ou virtual, para ver, ouvir e experimentar estas iniciativas. E é por isso que a Oi não para de investir na produção artística. Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, apoia projetos nas mais diversas regiões do País e nas mais variadas áreas artísticas, reafirmando anualmente, em Edital Público, seu compromisso com a cultura.

Esse apoio tem se concretizado por meio da seleção de projetos culturais em duas linhas de investimento. A primeira delas corresponde à Seleção Nacional de Projetos Culturais 2015/2016, voltada a projetos, inscritos por pessoas jurídicas, apoiados por Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em todo o Brasil. Já a segunda é a Seleção da Programação dos Centros Culturais Oi Futuro 2015/2016, localizados na cidade do Rio de Janeiro, para projetos inscritos por pessoas jurídicas na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do estado, que se identifiquem com perfil curatorial dos espaços. A Oi e o Oi Futuro abriram a 13ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro às 17h, horário de Brasília.

O edital busca estimular novas linguagens artísticas, apoiando criações que proponham e promovam o cruzamento entre arte, ciência e tecnologia, e a convergência de meios e de suportes. E reconhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira e democratizar o acesso à cultura.
Este ano, além de enfatizar o uso inovador da tecnologia nas suas variadas possibilidades e convidar artistas e criadores a desenvolver e disponibilizar conteúdos digitais para promover uma circulação ainda mais abrangente da produção cultural brasileira, a Oi e o Oi Futuro buscam atrair iniciativas que incluam a conexão, interatividade, e produção colaborativa de conteúdo.

Saiba mais e faça sua inscrição acessando: http://www.oifuturo.org.br/editais/editais-de-cultura/

Boa sorte!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

MinC se reúne com fóruns estaduais e municipais de cultura

Juca-Ferreira

De 15 a 17 de dezembro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, secretários e presidentes de instituições vinculadas ao Ministério da Cultura participam de uma série de reuniões com integrantes do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas.

Esses encontros têm o objetivo de promover uma articulação federativa para aproximar os fóruns estaduais e municipais do Sistema MinC, de forma a identificar programas e ações em andamento do ministério que podem ser trabalhados, aprimorados e ampliados em parcerias com estados e municípios.

Nessa terça-feira (15), as primeiras reuniões foram com as seguintes entidades vinculadas ao MinC: Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Cultural Palmares (FCP) e Fundação Biblioteca Nacional (FBN), além das secretarias de Articulação Institucional (SAI), da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e do Audiovisual (SAv).

Nesta quarta-feira (16), teve inicio uma reunião, às 9h30, entre representantes dos fóruns e dirigentes da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Secretaria Executiva, da qual fazem parte as diretorias do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural (Dinc) e de Direitos Intelectuais (DDI). Na sequência, às 11h30, a reunião será com o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Os integrantes dos fóruns também deverão participar, às 15h, da cerimônia de posse dos novos membros do Pleno do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), no Hotel Nacional, em Brasília.

Publicado em INFORMATIVOS | Deixar um comentário

SIM São Paulo: Cooperados tem desconto na compra da credencial para todas as atividades !

A credencial profissional (PRO-BADGE) da SIM SÃO PAULO está a venda no site do evento www.simsaopaulo.com.
Com ela, você tem acesso a todas as atividades da Semana Internacional de Música de São Paulo, que acontece entre 02 e 05 de dezembro: palestras e debates, workshops, rodadas de negócios, coquetéis, shows, festas, etc.

A Cooperativa de Música é parceira do projeto este ano!

O valor da PRO-BADGE é de R$ 250,00, mas nossos associados pagam menos. Na compra da credencial no site da SIM-SP, é só usar o código abaixo para conseguir 30% de desconto:

CÓDIGO: SIMSP-COOPERATIVA

A programação do evento já começou a ser divulgada e a PRO-AREA VIRTUAL já está disponível para quem tem a credencial. Acesse e faça contato com outros profissionais participantes antes.

download

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Agenda Musical

Pablo Mendoza ministra a oficina “Live Sound Track” no SESC Interlagos, até o dia 29/11

A oficina tem como proposta, esclarecer para os participantes, os principais conceitos considerados quando se cria música para filmes, como leitmotiv, cue, montage, bem como abordagens temáticas, harmônicas e rítmicas. Também serão discutidas teorias levantadas por autores sobre relações entre música e imagem como contraponto e polifonia audiovisual, e ainda falaremos sobre importância da decupagem e dos pontos de sincronia. Essas ideias serão colocadas em prática dividindo os alunos em grupos que sonorizarão filmes do período mudo de nomes como Segundo de Chomon, George Mellies, Buster Keaton, entre outros. Os participantes poderão tocar instrumentos musicais convencionais, utilizar elementos de sonoplastia e se utilizarem de softwares voltados para a produção musical.

Local: SESC Interlagos
Maiores informações em: http://www.sescsp.org.br/unidades/4_INTERLAGOS/#/content=programacao

Gê de Lima se apresenta dia 18/11 no CEU Azul da Cor do Mar

O paulistano Gê de Lima se apresenta gratuitamente no CEU Azul da Cor do Mar na quarta-feira, 18 de novembro, pelo Circuito São Paulo de Cultura 2015.
Com o disco Minha Conduta, lançado em 2014, no currículo, Gê de Lima já abriu show de grandes nomes, como Luiz Melodia, Toquinho e Wilson Simoninha.

Local: CEU AZUL DA COR DO MAR – dia 18/11 às 19h30
End.:Avenida E. de Souza Cruz, 2171 – São Paulo/SP
Entrada franca

Nelson Triunfo fará apresentação gratuita dia 19/11 no Largo do Paissandú

Desde as décadas de 1970 e 1980, nos bailes do Chic Show e nas ruas do centro de São Paulo, até consolidação da cultura hip-hop, multidões param para vê-lo dançar. Essa trajetória, que se confunde com a própria história da black music brasileira, foi registrada no livro Nelson Triunfo: Do Sertão ao Hip-hop.
A apresentação faz parte da programação paulistana da Semana da Consciência Negra.

Local: Largo do Paissandú, 19/11 a partir das 19h
Entrada franca

Toninho Crespo apresenta seu show “Bossa Loca” dia 19/11 na Galeria Olido

Em sua busca por uma sonoridade própria, Toninho Crespo recebeu influências do Samba, da Bossa Nova, do Blues, dos ritmos caribenhos e do Jazz.
O guitarrista, autor e compositor paulistano, apresenta o espetáculo dançante que tem seu repertório formado por músicas próprias que fazem parte do CD “Bossa Loca”, gravado em Havana-Cuba, com destaque para o hit dos Bailes paulistanos, a canção “No Pé da Namorada”, que ganhou versão em espanhol.
Também fazem parte do espetáculo canções autorais do CD Estilo Samba Rock, de 2009, assim como novas canções que já estão balançando as pistas nos concertos ao vivo.

Local: Galeria Olido – Vitrine da dança – 19/11 às 19h
End.: Avenida São João, 473 – Centro – São Paulo – SP
Entrada gratuita

Vinicius Medrado ministra a oficina “À maneira dos Griots” dia 21/11 no SESC Sorocaba

À maneira dos Griots – músicos contadores de histórias africanos – Vinicius apresenta ao público suas pesquisas sobre elementos da música e da cultura de diversos países africanos.
Utilizando apenas instrumentos de origem africana como kalimbas, xilofones, tambores, djembês, berimbaus e até uma korá (harpa tradicional africana), Vinicius narra belos mitos e nos apresenta divertidas músicas e brincadeiras deste
continente culturalmente tão rico, que tanto influenciou e influencia a música e a cultura do Brasil e do mundo.

Local: SESC Sorocaba – dia 21/11 às 10h30
End.: Rua Barão de Piratininga, 555 – Sorocaba – SP
Maiores informações em: http://www.sescsp.org.br/unidades/39_SOROCABA/#/content=programacao

Publicado em AGENDA MUSICAL | Deixar um comentário

Serviços de tradução: Descontos para cooperados !

A Cooperativa de Música oferece a partir de agora serviços de tradução, interpretação e aulas de inglês aos seus cooperados e interessados. Serviços de altíssima qualidade oferecidos com descontos para os cooperados. Traduza o seu release, biografia e web site para o inglês sem gastar todo o seu dinheiro. Aprenda inglês para não ficar a ver navios…

Ligue ou envie e-mail para obter mais informações:

Cel. (11) 97727-8299
e-mail: ricardoprconsult@gmail.com

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

SIM São Paulo: Cooperados tem desconto na compra da credencial para todas as atividades !

A credencial profissional (PRO-BADGE) da SIM SÃO PAULO está a venda no site do evento www.simsaopaulo.com.
Com ela, você tem acesso a todas as atividades da Semana Internacional de Música de São Paulo, que acontece entre 02 e 05 de dezembro: palestras e debates, workshops, rodadas de negócios, coquetéis, shows, festas, etc.
A Cooperativa de Música é parceira do projeto este ano!

O valor da PRO-BADGE é de R$ 250,00, mas nossos associados pagam menos. Na compra da credencial no site da SIM-SP, é só usar o código abaixo para conseguir 30% de desconto:

CÓDIGO: SIMSP-COOPERATIVA

A programação do evento já começou a ser divulgada e a PRO-AREA VIRTUAL já está disponível para quem tem a credencial. Acesse e faça contato com outros profissionais participantes antes.

Para quem não conhece a SIM SÃO PAULO ainda, veja o vídeo da segunda edição do evento em 2014: www.youtube.com/simsaopaulodownload

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

COOPERATIVA DE MÚSICA: Contra a eventual extinção do Ministério da Cultura

A COOPERATIVA DE MÚSICA vem aqui pronunciar-se veementemente contra a eventual extinção do Ministério da Cultura, entendo-a como dos mais graves e imperdoáveis retrocessos a que se terá assistido na luta pela construção de novos paradigmas de cidadania e quanto à conquista do entendimento da Cultura como campo estratégico, prioritário e fundamental no caminho de quaisquer avanços que pretendamos progressistas e libertadores. Queremos confiar, Sra. Presidenta, que nenhuma miopia a fará equivocar-se quanto a questão tão grave. Não podemos admitir, em nenhuma hipótese – especialmente a essa altura da história de nosso país, em que setores enormemente reacionários e proto-fascistas investem na ignorância para construção de consensos preconceituosos e agressivos contra liberdades e direitos elementares conquistados ou por conquistar -, que um Governo que se pretenda comprometido com valores democráticos e com a socialização do conhecimento e das riquezas do campo simbólico, furte-se à sua obrigação de manter maximamente fortalecidas as trincheiras com que defendamos a inteligências, as criatividades e as diversidades contra o avanço da barbárie de espírito, berço óbvio das barbáries todas. Descompreender o significado de manter o Ministério da Cultura na Esplanada, que se estende ao lado do Palácio de onde Vossa Excelência governa o país, é descompreender absolutamente parte importantíssima dos votos que a mantiveram nesse palácio. Não há avanço algum que se possa ter por consistente e realmente libertador se não reverbera e profundamente no universo da Cultura e se não é, por sua vez, também uma sua reverberação. Todos nós, artistas, profissionais da produção cultural e todos os cidadãos que somos comprometidos com os valores democráticos e que entendemos, como já salientamos, o valor estratégico de tudo o que diz respeito à Cultura, exigimos a manutenção do MinC e confiamos na lucidez de Vossa Excelência.

 

PARTICIPE DO  ABAIXO-ASSINADO  !!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Estão abertas as inscrições para o Rumos Itaú Cultural 2015 !

logo_rumos_preto_laranja

O Rumos Itaú Cultural alcança a maioridade. São 18 anos, mais de mil projetos contemplados, mais de 5 milhões de pessoas alcançadas em todos os estados brasileiros.

Neste ano, o programa busca mais maturidade em relação às questões que trouxe à tona na edição passada, de 2013-2014, quando empreendeu profundas transformações, dando nova cara ao cenário dos programas de apoio à arte e à cultura no Brasil.

A criação sem amarras, sem fronteiras: artistas e pesquisadores de qualquer área de expressão inscrevem projetos – seguindo os próprios critérios, as próprias convicções, sem ter de adaptar ideias a moldes preestabelecidos. O artista é o protagonista. E a arte está fora da caixa.

Para facilitar o processo, desta vez foram pensados três eixos para os projetos: Criação e Desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), Documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e Pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras).

Qual é o período e a forma de inscrição?

O período de inscrição no programa Rumos irá de 1º de setembro até as 23h59 (horário de Brasília) de 6 de novembro de 2015.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pelo sitewww.rumositaucultural.org.br.

Ao acessar o site, o participante encontrará um campo de cadastro e deverá criar usuário e senha para seguir com a inscrição. Feito o cadastro, será possível acessar o formulário de inscrição, que deverá ser preenchido integralmente.

É importante que o participante seja claro ao transmitir suas ideias e seus objetivos e que detalhe itens como conceito, planejamento, viabilidade técnica, logística e produção executiva, pois isso dará melhores condições para a análise da comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural.

É obrigatório anexar documento em formato Excel com o detalhamento do orçamento do projeto, assim como seu cronograma de execução.

Você poderá consultar ou alterar/editar as informações de seu projeto até o fim do prazo de inscrição. Após essa data, não será mais possível acessar ou modificar o projeto.

Até o último dia de inscrição, você também poderá imprimir seu projeto caso queira consultá-lo.

O Itaú Cultural não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas da data-limite, pois pode haver congestionamento do sistema.
Se você foi selecionado no Rumos de outra edição, também é bem-vindo!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário